Os desafios da liderança – olhando no espelho

“Encontramos o inimigo, e o inimigo somos nós” (Walt Kelly)

 

Sempre quando as pessoas buscam se tornar lideres, muitas pensam que a liderança é conquistada do dia para a noite. Mas o caminho esta longe disso, é preciso paciência, determinação e muito trabalho. A jornada de um líder começa a partir da hora em que ele passa a assumir todas as responsabilidades, principalmente sobre seus próprios atos.

Pode não parecer um problema, mas, temos a mania de achar que somos imunes ao erro, e, quando erramos atribuímos essa culpa a outras pessoas. Nós seres humanos, temos uma formidável habilidade de formular conceitos sobre outras pessoas do mundo, exceto de nós mesmos. Nossa tendência é sempre julgar os outros de acordo com nossas intenções, existem algumas dificuldades em relação a nos julgar, como por exemplo: Não nos vemos da mesma maneira que vemos os outros.

80% dos lideres que fracassam tem uma coisa em comum, se acham imune a erros, acham que jamais conseguiriam acabar com a própria vida e com a vida dos outros.

Através desta estatística podemos refletir o quanto é importante melhorar nossas atitudes em relação a erros que cometemos e não temos coragem de assumir, erros esses que podem acabar com nossa carreira de liderança.

olhando no espelho

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Existem algumas coisas que podem ajudar você a se tornar um líder mais consciente, evitar e assumir erros e evitar que volte a cometê-los:

 

  1. Aprenda a se submeter à autoridade dos outros

  2. Desenvolva a autodisciplina.

  3. Aprenda a ouvir sua equipe.

  4. Aceite conselho.

  5. De um passo de cada vez.

  6. Procure uma opinião externa.

 

.

Aprenda a se submeter à autoridade dos outros

 

A boa liderança exige compreensão do mundo em que vive os liderados, uma boa interação com sua equipe vai ajudar a compreender seus liderados e a tomar a melhor decisão de acordo com a capacidade e a maneira de sua equipe agir.

 

Desenvolva a autodisciplina.

.

Depois dos 18 anos, somos nós mesmo que respondemos por nossos atos e assumimos a conseqüências de nossos atos, nunca se esqueça disso.

É preciso ter caráter e disciplina para tomar boas decisões e repensar nossas atitudes perante os outros e a nós mesmos.

 

Aprenda a ouvir sua equipe.

 

Não é por acaso que temos uma boca e duas orelhas.

Muitos lideres são péssimos na hora de ouvir, Na verdade, eles pensam que falar é mais importante que ouvir.

Toda manha devemos nos lembrar do seguinte. Nada do que você falar hoje o ajudara a aprender alguma coisa, portanto, se quer aprender algo, só poderá fazer isso ouvindo.

.

passadopresentefuturo

Aceite conselho

 

Não espere tudo dar errado pra depois escutar algo do tipo.  – Eu bem que avisei.

A partir do momento que você se torna um bom ouvinte, você terá a confiança das pessoas, e, portanto terão liberdade para dar bons conselhos. E conselho você pode ate não colocar em pratica, mas da uma analisada e tira o melhor proveito possível.

 

Dê um passo de cada vez.

 

Lideres são impacientes por natureza, sempre dão um passo a frente antes de todos, estão sempre pensando num futuro. Mas cuidado para não ficar muito longe a frente pois você pode se tornar um mártir, e deixar sua equipe muito distante atrás.

Mantenha os pés no chão, e trabalhe para que todo o grupo avance para o topo, e sempre não se esqueça de que o objetivo da liderança não é chegar em primeiro lugar, e sim, levar as pessoas ate a linha de chegada.

veja também:

Os lideres e suas manias de querer ser o melhor

Um Chefe, Um Líder. Você é o qual deles

Como se destacar no mercado através da sua marca

Procure uma opinião externa.

 

Todas as grandes empresas que buscam ter manter a excelência em seus produtos e serviços e quer manter a confiança externa na sua saúde financeira sempre procuram ter uma auditoria externa e independente.

Para você manter um padrão de qualidade no que faz, é sempre bom que alguém que seja independente o avalie imparcialmente. Para isso utilize uma pesquisa ou peça feedback  seus clientes, use o resultado para melhorar seu produto/serviço ou gestão de seu negocio.

 

Sobre o autor

Joacir
Empreendedor por paixão. Curioso por natureza. Dedicação, vontade de aprender e inovar me trouxeram até aqui.

Faça o primeiro comentário a "Os desafios da liderança – olhando no espelho"

Deixar uma resposta