Como encontrar oportunidades de investimento em mercados emergentes

Compartilhe com seus amigos
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Entre os maiores desafios enfrentados hoje os investidores estão gerando crescimento, ao mesmo tempo em que controlam a volatilidade do mercado e as baixas taxas de juros. Atingir esses objetivos pode ser assustador, tendo em conta as questões enfrentadas pelas economias ao redor do globo nos últimos anos. Os investidores que estão à procura de diversificação e crescimento neste ambiente podem querer considerar a adição de mercados emergentes ao seu mix de investimentos. Em geral, esta classe de ativos pode fazer sentido para os investidores que estão dispostos a aceitar algum risco, e que têm um horizonte de tempo de investimento de cinco ou mais anos. Aqui está o que os investidores devem saber quando avaliam se os mercados emergentes devem ter um papel em sua carteira.

Resultado de imagem para oportunidades em mercados emergentes.

Nações em ascensão

Países com o rótulo de “mercado emergente” ainda estão ganhando espaço na economia global. Sua dívida pública e mercados de ações podem ser relativamente jovens. Podem representar países de vários tamanhos, desde economias relativamente pequenas como o Peru e os Emirados Árabes Unidos até alguns dos maiores países do mundo, como China, Índia e Brasil.

 

Em busca de maiores retornos

As ações de mercados emergentes têm potencial para gerar um crescimento mais rápido do que as ações de mercados desenvolvidos, como os EUA, Japão ou Alemanha, que tende a atrair investidores focados na acumulação de riqueza. Esses mercados normalmente experimentam um desenvolvimento econômico mais rápido do que os países estabelecidos. Isso pode levar a novas indústrias, mais empregos e uma crescente classe média de consumidores. Como resultado, as empresas de mercados emergentes muitas vezes têm oportunidades para expandir as empresas mais rapidamente. Este potencial oferece uma oportunidade única para os investidores que estão focados no crescimento.

E não se limitam a estoques. Os investidores que procuram a diversificação em uma carteira de títulos também podem investir em dívida de mercados emergentes. Os benefícios de fazê-lo podem variar, embora em alguns casos, esses títulos podem pagar rendimentos mais elevados do que o que os investidores estão acostumados a receber de emissores de títulos mais estabelecidos.

Investir em mercados emergentes pode desempenhar um papel importante na diversificação mais eficaz de um portfólio. O desempenho destas ações e títulos muitas vezes varia mais do que os mercados desenvolvidos em todo o mundo. Ter uma carteira bem diversificada, que pode incluir mercados emergentes, pode ajudar a suavizar o desempenho do investimento a curto prazo.

Resultado de imagem para oportunidades em mercados emergentes.

Tomar as devidas precauções

Embora reconhecendo as oportunidades de crescimento e diversificação criadas pelos mercados emergentes, os investidores precisam estar preparados para outra realidade. Essas ações e títulos podem estar sujeitos a maior flutuação de valor do que outros tipos de investimentos.

Como resultado desse risco adicional e potencial volatilidade, é importante que os investidores utilizem os investimentos dos mercados emergentes de forma prudente. Por exemplo, 2015 foi um ano em que os mercados de ações nos EUA e outros mercados desenvolvidos foram relativamente planos. Em contrapartida, as ações de mercados emergentes, como um todo, diminuíram em valor em mais de 14% (baseado no MSCI Emerging Market Index), um bom exemplo de como o desempenho do mercado pode ser imprevisível nesta parte do mundo do investimento.

Este nível de volatilidade é devido a uma variedade de fatores. Um deles é que os mercados e economias em muitos desses países não estão bem estabelecidos. O ambiente regulatório pode não ser comprovado e sujeito a mudanças. As empresas podem enfrentar mais desafios construindo e mantendo negócios, enquanto os governos às vezes podem encontrar instabilidade. Estes e outros fatores contribuem para a incerteza em torno dos investimentos nos mercados emergentes.

No entanto, a oportunidade é clara. Os mercados emergentes podem estar posicionados para proporcionar um crescimento significativo na economia global e os investidores focados na criação de riqueza ou em aumentar a diversificação podem querer considerar adicionar esta classe de ativos ao seu portfólio. Mas vale a pena repetir, para a maioria das pessoas, essas ações e títulos devem representar apenas uma posição modesta em uma carteira, dada a natureza volátil dessas classes de ativos. Discuta o potencial com seu profissional financeiro antes de tomar qualquer decisão de investimento.

 

Imperioanet

A Imperionanet é o Lugar onde partilho experiencia, aprendizado e resultados das minhas pesquisas. Aqui tem um tudo e mais um pouco sobre tudo.

Deixar uma resposta