O que é e o que significa o ato de vender?

Rate this post

 

Definir a atividade de vendas não é apenas buscar uma definição em um dicionário. É buscar o espírito de quem exerce essa atividade; é resgatar os valores existe nesse trabalho; é identificar todos os benefícios propiciados por esse ramo. Vender é uma palavra comum, e, muitas vezes, banalizada. Um título de vendedor no cartão pode até causar indiferença para alguns, mas essa atividade permite que a economia gire, o mercado produza, e muitos empregos possam ser gerados.

 

Afinal, O que é vender?

 

Vender vem do latim “vendita”, que é a ação ou efeito de vender, ou seja, entregar algo a alguém através de um tipo de pagamento. Portanto, alguns dizem que a atividade de vendas é como trocas. E é verdade. Não trocamos mais o arroz que produzimos no nosso quintal pelo feijão que o vizinho produziu no quintal dele. Mas trocamos nosso dinheiro, o suor do nosso rosto, por um produto e/ou um serviço. Trocamos nosso dinheiro por anos de estudo em uma faculdade, por certificados nas paredes, por experiências inesquecíveis. Trocamos nosso tempo livre por dinheiro, nosso tempo de lazer por um reconhecimento.

vender

Qual verbo definiria a atividade de vendas? Vejo muita gente usando “Persuadir” e “Convencer”. Mas não uso nenhuma delas. Não acho as melhores definições. Se os novatos da área tiverem apenas essas 2 definições em mente, poderão interpretar da pior forma possível essa atividade, e, ao invés de se preocupar em oferecer uma solução de acordo com a necessidade do cliente, vão se atentar apenas ao uso abusivo de palavras bonitas e argumentos predefinidos para empurrarem algo para outra pessoa.

Aquele que está começando a trabalhar com vendas e se aferra com a ideia de vender a todo custo, pode incorporar a intenção de manipular outra pessoa. Vender não é enganar. Vender é enriquecer.

 

Ver artigos Complementares:

Dicas para vender todos os dias pela internet

Aprenda como dominar o medo de Vender

7 dicas que você não sabia sobre vender na Internet. (exclusivo)

 

Enriquecer a vida de alguém, a cultura de alguém, o comportamento de alguém. A economia mudou rápido, e pouco a pouco as empresas que vendem apenas um produto vão perdendo espaço no mercado. As companhias que querem não apenas chegar ao topo, estar entre os melhores, mas permanecer como referência, precisam mudar a vida das pessoas para melhor.
Vender é transmitir, é comunicar.

Mas não é só isso. É transmitir algo que o vendedor respeita, valoriza e entende.

Ninguém sobrevive por muito tempo comunicando algo que sabe que está incoerente. Se alguém trabalha com a venda de um produto ruim, por mais que comunique bem uma lista de frases descritas em um catálogo para convencer outrem, ao saber que aqueles atributos não procedem, logo se cansará e não conseguirá conviver com a falta de sintonia do folheto com a vida real.

 

Vender é comunicar, sim, mas não algo que consta no manual do produto; vender não é recitar tópicos e especificações. É comunicar aquilo que gera valor para as pessoas.

 

Uma empresa que contrata vendedores deve não apenas fazer treinamentos comerciais para criar competição entre os executivos de vendas. As companhias devem fazer treinamento para transmitir seus próprios valores, os valores dos produtos que vendem, os valores das marcas que fabricam os produtos.

65836-pm

O vendedor não deve ter em mente decorebas sobre o produto e nem serem instigados a agarrar o primeiro transeunte que passar na rua para fazê-lo comprar algo. Os treinamentos precisam tocar no coração e não apenas no bolso: precisam ser focados nos benefícios que a comunidade terá se usar os produtos e/ou serviços ali ofertados.

Vender é contribuir: seja para aproximar as pessoas que moram longe; para aumentar o grau de informação de alguém a respeito de algo. Vender é facilitar: seja um trajeto diário; a organização de informações; a contagem de calorias que o corpo consome.
Em suma, vender é mais que convencer e persuadir. Vender é mudar a vida das pessoas. E, se as vendas mudam a vida das pessoas, vender é viver.

Muitos são remunerados como vendedor. Carregam o título numa carteira de trabalho, ou num cartão de visita. Mas a maioria vende algo sem saber. Como já foi citado que vendas é contribuir, enriquecer, comunicar e gerar valor para as pessoas, muitas pessoas fazem isso com o tempo disponível, com o aprendizado adquirido ou a própria experiência de vida.

Eu vendo, tu vende e todos nós sempre venderemos algo.

Sobre o autor

Joacir
Empreendedor por paixão. Curioso por natureza. Dedicação, vontade de aprender e inovar me trouxeram até aqui.

Faça o primeiro comentário a "O que é e o que significa o ato de vender?"

Deixar uma resposta