O que é sustentabilidade?

Rate this post
Essa é uma dúvida que atinge uma enorme parcela da população mundial, até porque sustentabilidade envolve não só a natureza florestal, ela abrange toda a sociedade tanto no campo como na cidade.
Ela pode ser definida de várias maneiras, porém com significados iguais
Por exemplo, ela pode ser definida como um termo usado para
definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou definida como a capacidade que o indivíduo ou um grupo de pessoas
tem em se manterem dentro de um ambiente sem causar impactos a esse ambiente.
Neste mundo em que o dinheiro está sempre acima de tudo, que o consumo desenfreado só aumenta, o equilíbrio entre o meio ambiente, o consumo e a qualidade de vida precisa acontecer pra nós chegarmos ao conceito da Sustentabilidade
Ela envolve três pilares que são fundamentais para a construção de um mundo sustentável.
São eles.




  Economia, sociedade e ecologia.
 
Economia
 
Porque o mundo precisa avançar, e avançar rápido, pois o mundo está ficando cada vez mais populoso e é preciso criar alternativas que mantenha as pessoas vivendo com dignidade, sem precisar sugar os recursos naturais do planeta.
Sociedade
 
porque é ela que traça os rumos do futuro, precisamos de uma sociedade mais envolvida com as práticas sustentáveis, isso deve ser incentivada quando ainda somos bebês, evitando consumo exagerado, dando destino correto ao lixo que produzimos, evitando o desperdício e muitas outras pequenas ações que se praticado fará uma grande diferença no futuro.

Ecologia
 
Ser sustentável é cuidar, e mais do que cuidar é ter responsabilidade.
E quando se trata de ecologia, o cuidado deve ser dobrado, por que no final ela é a única que sai prejudicada. É preciso trabalhar para a manutenção dos componentes que formam o ecossistema e assegurar que continuem viáveis, capazes de se auto-reproduzir e se adaptar a alterações para manter a sua
variedade biológica, e ainda assegurar que a natureza continue viável para a sobrevivência de todos os seres habitáveis da terra.




10 coisas que devemos fazer para garantir a sustentabilidade no mundo.
1- Explorar os recursos naturais de forma controlada, garantindo que elas continue se reestruturando que nenhuma espécie se extingue.
2- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
3- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
4- Uso de fontes de energia limpas e renováveis
(eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir
o consumo de combustíveis fósseis e a energia nuclear, pois além de poluir o ar é uma energia cara e que pode resultar em alguns dano futuro, seja ambiental, seja diminuindo os recursos fósseis.
5- incentivar e fiscalizar as empresas para que a reciclagem de todos os lixos e outros resíduos seja um ato universal. Além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo, essa ação possibilitará a diminuição da retirada de recursos da natureza.
6- Diminuir o desperdício de
matéria-prima e incentivar o desenvolvimento de produtos
com baixo consumo de energia e maior durabilidade.
7- conscientizar o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Incentivar o reuso nas indústrias e criar formas de irrigação mais eficiente nas lavouras, pois o campo é o setor que mais desperdiça água no mundo.
8- Universalizar o tratamento de esgoto e evitar que eles cheguem aos rios e assim evitar a contaminação dos rios e lagos.
Além disso trabalhar na descontaminação daqueles já poluídos.
9- evitar consumir sem necessidade, descartar menos, e assim diminuir a produção exagerada de lixo doméstico. Além de contribuir para uma boa saúde financeira, essa prática fará com que empresas criem produtos mais duráveis.
10- mantenha uma vida saudável, praticar esportes e conhecer a natureza é uma boa forma de ajudar a preservar o meio ambiente.




Sobre o autor

Joacir
Empreendedor por paixão. Curioso por natureza. Dedicação, vontade de aprender e inovar me trouxeram até aqui.

Faça o primeiro comentário a "O que é sustentabilidade?"

Deixar uma resposta