Meu cliente quer desconto, O que faço?

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Desconto pode ser uma coisa boa, ou algo muito destrutivo que se usado de maneira irresponsável pode acabar com seu negócio.

Os descontos têm um antigo e bastante estratégico lugar na história do mercado, e, como em todas as estratégias, eles podem trabalhar tanto a favor ou contra o seu negócio. O seu sucesso depende de vários fatores, como a fase de desenvolvimento do seu negócio, a sua quantidade de clientes, a forma como você lida com eles e sua estratégia de preços.

A maioria das pessoas valoriza algo com base no preço. Mas, como vendedor, é seu trabalho vender o valor de seu produto ou serviço de outras maneiras. Você não vai dizer que seu produto é o melhor porque é o mais caro, certo? Não (bem, espero que não, de qualquer maneira).

Num artigo anterior sobre vendas aqui no site eu mencionei um exemplo de camisas em que o valor geralmente pra produzir é de 20 a 25 reais. Porem agregado ao valor da marca, as pessoas pagam sem reclamar o valor de 200 a 300 reais.

Então o mais importante é agregar valor ao seu produto.

A última coisa que você quer em uma conversa de vendas é ter a conversa focada no preço. E isso é exatamente o que acontece quando você oferece um desconto. Quando a conversa é focada no preço, não dá espaço para falar sobre as outras coisas importantes, como as necessidades de seus clientes e como sua empresa está oferecendo a solução ideal que tornará sua vida ou seu problema solucionado mais rapidamente. Então já sabe, evite ao máximo vender seu produto dessa maneira.

Mas como mencionei os descontos também são bons.

Dê descontos com o único objetivo de:

  •  Fortalecer sua base de clientes e mante-los por perto
  • Atrair mais clientes.
  • Popularizar sua marca e seu produto.
  • Queimar estoque vencido

 

Mais para isso deve seguir os seguintes critérios

  • Fidelidade
  • Pontualidade de pagamento
  • O número de negócios já fechado com eles
  • O número de bons clientes que eles trouxeram pra você.
  • 10 a 30% de desconto na segunda compra.

 

Baseados nesses critérios você pode estar planejando o que fazer para aumentar sua carteira de clientes. Por exemplo dar um cartão de fidelidade. Pode ser feito na gráfica Para promoções, como: junte 10 cartão e ganhe um brinde ou um bom desconto, ou: traga 5 amigos e ganhe uma peça grátis de X valor.

Tenha cuidado porque descontos se mal planejados podem desvalorizar seu produto.

Opções ao desconto que pode ser mais rentável.

  • Frete Grátis – Os custos de envio são freqüentemente citados como o primeiro motivo para o abandono do carrinho de compras. Oferecer frete grátis é uma ótima maneira de mitigar isso e aumentar as conversões. Quando você oferece frete grátis significa ao cliente não ter custos adicionais e como recompensa ele fica mais propenso a fechar a compra, bem diferente de oferecer descontos, que as vezes pode parecer que o produto não está vendendo, ou que é de baixa qualidade. Isso é claro não é valido para determinados produtos que são muito procurados.

 

  • Presente grátis – Um presente gratuito em caso de uma compra pode ser uma ótima maneira de fornecer valor adicional ao cliente. Se usado estrategicamente, ele também pode ser usado para aumentar o tamanho médio da compra ou aumentar as vendas de um produto que está parado nas prateleiras.

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