Os segredos dos gatilhos mentais, saiba como usá-la.

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gatilhos mentais. o segredo dos melhores vendedores

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“Eloquência positiva é aquele que persuade com doçura, não com violência, ou seja, como um rei, não como um tirano.” BLAISE PASCAL

 

Para realizar uma venda, seja presencialmente ou pela internet, são necessários muitos artifícios para convencer o cliente. O consumidor não é o mesmo de 20 anos atrás, que não tinha acesso a informações e aceitava as propagandas de forma mais passiva. Com a internet, ele tem a possibilidade de pesquisar entre concorrentes e fazer uma análise mais profunda antes de decidir sobre a compra.

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Mesmo com tantos desafios, muitas empresas continuam vendendo e se adaptando a essa nova realidade. Mas, o que elas fazem? Qual é o segredo para convencer o cliente a comprar? Elas utilizam os chamados gatilhos mentais.

O que são gatilhos mentais?

 

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Por mais que uma pessoa seja extremamente racional, todas as decisões do ser humano são tomadas pela emoção, lá no inconsciente do cérebro. É só depois disso que a decisão vem à consciência, acompanhada de uma justificativa racional. Somos feitos de emoções e sempre procuramos justificar nossas decisões através da razão.

Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que estimulam o lado emocional e instintivo em um momento de decisão, no caso, de uma compra. É importante usar esses métodos sempre com ética e respeito ao consumidor, para que não seja confundido com manipulação.

 
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Confira abaixo 5 dos principais gatilhos mentais e como eles podem te ajudar a aumentar as vendas:

Escassez

 

Com certeza, você já deve ter visto anúncios do tipo “últimas vagas” ou “últimos produtos do estoque”. Essa sensação de que o produto pode acabar a qualquer momento cria um estímulo de compra, afinal, ninguém quer perder uma ótima oportunidade. Esse é um dos principais gatilhos de vendas utilizados no mercado.

Autoridade

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Tudo que é dito por uma autoridade costuma soar quase como uma ordem. Se você mostrar que sua empresa tem propriedade sobre o mercado ou sobre o produto, o cliente será convencido mais rápido a tomar uma decisão.

Estatística

 

Citar números e pesquisas é muito importante para dar embasamento ao que você diz. Por exemplo, ao explicar os benefícios do seu produto, cite alguns dados do mercado que apontam a necessidade de utilizá-lo.

Urgência

 

Esse também é um dos gatilhos mais utilizados. Fazer o cliente perceber que está perdendo dinheiro ou saindo em desvantagem de alguma forma por não possuir seu produto gera uma sensação de urgência. O consumidor vai querer o quanto antes recuperar esse “tempo perdido”.

Prova social




Imagine a seguinte situação: você quer comprar um produto, entra na página do Facebook da empresa X e ela só tem 200 likes. Continuando a pesquisa, você localiza uma marca que vende o mesmo produto e tem 5.000 seguidores. Em qual das duas haverá mais segurança para a compra? O consumidor precisa de provas de outras pessoas para acreditar que o seu produto é bom. Uma dica é colocar no site uma sessão de depoimentos com os atuais clientes.

Com as técnicas certas, você pode aumentar suas vendas e conquistar muitos negócios. Coloque em prática os gatilhos mentais e veja os resultados.




Usar gatilhos mentais é fundamental para vender bem, porem, alguns cuidados devem ser tomados para não prejudicar sua imagen e sua credibilidade.

Não apresentar números fictícios.

Não anunciar produtos que não cumpre o que promete.

Não oferecer produtos com origem duvidosas.

Ter garantias.

Apresentar suporte.

Use os gatilhos com consciência.




Agora que já ficou por dentro de uma das melhores técnicas de vendas tanto online quanto off-line, é hora de usar sua criatividade e fazer seu negocio decolar.

Sobre o autor

Joacir
Empreendedor por paixão. Curioso por natureza. Dedicação, vontade de aprender e inovar me trouxeram até aqui.

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