7 Passos para ter Sucesso do Email Marketing para Pequenas e Médias Empresas

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Compartilhe este artigo no PinterestEmail marketing é uma ferramenta de comunicação chave no marketing mix para pequenas e médias empresas. Se você acertar, é rentável, direcionado, personalizado, mensurável e bom para atrair e reter clientes. O Email marketing figura entre os primeiros da lista como melhor canal de relacionamento e vendas desde décadas atrás até hoje, e com certeza vai continuar com bom desempenho por muitos anos adiante.

Seus e-mails devem estar ajudando a construir um relacionamento confiável, estabelecendo sua experiência e, finalmente, aumentar a repetição e novas vendas. Os e-mails mais bem sucedidos combinam conteúdo valioso com vendas curtas e mensagens de marketing que contêm links para páginas específicas de “desembarque” em seu site para obter mais informações. O contato regular com os clientes assegurará que aprendam sobre sua oferta  e fique pronta para compras futuras.

 Email Marketing  para Pequenas e Médias Empresas

No entanto, se você usa o Email marketing errado pode ser um enorme desperdício de tempo, pode causar danos nos relacionamentos e restringe o uso futuro deste canal de marketing ideal.

 

Então, como você pode começar a desfrutar do marketing por e-mail? trazemos aqui 7 recomendações para que sua empresa não só comece a mandar Email em massa, mas também ter estrutura para tal.

 

1. Construa um Banco de dados

Antes que qualquer e-mail possa ser enviado, você precisa de um banco de dados e ter uma atividade contínua de coleta de dados. Você deve segmentar seu banco de dados para que você possa direcionar os e-mails para os destinatários apropriados. A Direct Marketing Association (DMA) informa que a maioria das empresas segmentam em 2 ou 3 listas separadas.

Comece com a sua base de clientes já existentes e comece a coletar novos contatos no seu site através de formulários de inscrição e, através do pessoal de vendas, em cada oportunidade possível.

Mantenha o minimo de dados coletados em um primeiro momento – muitas perguntas nos formulários assustam as pessoas. Se necessário chame depois os assinantes a complementarem seus dados para que você possa segmentar e personalizar melhor sua lista. Mais a regra é ir testando pouco a pouco para que você saiba em qual lista a pessoa se encaixa melhor.

Você deve oferecer algo em troca de seu endereço de e-mail, e, deixar claro para que e porque eles estão se inscrevendo. Por exemplo, você pode oferecer um artigo útil ou um cupom de desconto e avisar que eles receberão um boletim informativo a cada mês ou serão os primeiros a ouvir sobre ofertas especiais sobre seu produto preferido.

É essencial limpar seu banco de dados regularmente. Após cada campanha, você deve remover todos aqueles que cancelaram a inscrição e observar como as respostas ao e-mail podem permitir que você segmente ainda mais sua lista. Por exemplo, todos os que clicaram em um link específico podem ser agrupados para conteúdo de e-mail específico no futuro.

Se você tiver emails não entregues, faça uma chamada telefônica. Descubra qual é o endereço de e-mail da nova pessoa e descubra para onde a pessoa anterior foi para que você possa entrar em contato. Cada nome é valioso, particularmente nas transações comerciais entre empresas, onde pode haver um número limitado de clientes em potencial. Você poderia ter uma mensagem em seu e-mail perguntando aos destinatários se eles querem mudar o endereço de e-mail que é usado para receber este boletim para tentar evitar a perda de pessoas.

 Email Marketing  para Pequenas e Médias Empresas

2. Plano de Marketing

• Quais são seus objetivos? Estes poderiam variar de repetição de vendas, vendas únicas e venda cruzada, para recomendações de novas vendas e aquisição de novos clientes.

 

• Que tipo de mensagens você enviará? Conteúdo de e-mail pode incluir alguns ou todos os seguintes: conteúdo útil valioso (como guias), mensagens de vendas, pesquisas, convites para eventos, newsflashes.

 

• Com que frequência? Uma ou duas vezes por mês é comum, uma vez por trimestre não será suficiente para alcançar o objetivo de construir um relacionamento e manter sua marca na mente do leitor. Quantas vezes você vai ter algo valioso para dizer? A frequência pode ser adaptada com base nos hábitos de compra, na sazonalidade e nas respostas recebidas e preferências dos segmentos de clientes. Lembre-se de agir imediatamente depois de receber os detalhes de um contato. Se você não se comunicar com eles por vários meses depois de se inscrever, eles não podem abrir seu e-mail, cancelar a inscrição ou pior relatá-lo como spam.

 

• Que horas? A única maneira de fazer isso uma ciência mais exata é analisar as respostas que você começa e testar em cenários diferentes, bem como aplicar a sua compreensão dos horários de pico de vendas e ciclos de compra dos seus clientes? Para a maioria das pessoas, é provável que eles terão mais tempo ininterrupto para analisar os e-mails na parte da manhã.

 

• Qual aplicativo você usará? A solução mais comum é ter uma interface de aplicativo de e-mail baseada na web, fornecida por um provedor de serviços de e-mail, que permite gerenciar todo o email marketing interno. As alternativas são um serviço externo totalmente gerenciado ou um pacote fora da prateleira. Há uma variedade de aplicações baseadas na web que são muito acessíveis para pequenas e médias empresas. Alguns provedores também criarão um modelo de boletim baseado em sua marca corporativa pronta para você usar.

 

• Quão sofisticado e automatizado o Email Marketing será? Isso vai depender da funcionalidade da solução que você tem. A maioria dos sistemas tem a capacidade de configurar autoresponders que enviam e-mails automatizados, com atraso de tempo, pré-preparados com base na reação do destinatário a um e-mail que você enviou para eles. Por exemplo, após um download de relatório gratuito, um e-mail pode ser enviado com informações sobre as coisas a considerar ao comprar, seguido por outro sobre a gama de produtos e ofertas.

 

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3. Linha de assunto do e-mail

Você precisa de uma linha de assunto vencedora porque a caixa de entrada de seu cliente ou seu potencial cliente  terá mais e mais e-mails competindo por sua atenção. As primeiras duas ou três palavras serão as mais importantes. Use 50 caracteres ou menos para aumentar suas taxas de abertura e ser honesto é claro sobre o que está no e-mail.

Faça as linhas de assunto atraente para que os destinatários querem ler mais sobre como eles podem se beneficiar hoje. Técnicas bem-sucedidas incluem o uso de números para chamar a atenção e palavras como “como”, “descobrir” e “dicas”. Fazer uma pergunta também pode funcionar bem. Torná-lo relevante agora ou com tempo limitado. Saiba como encontrar uma boa linha de assunto vendo 15 exemplos de Titulos de sucesso que vendem..

Evite palavras que classificam o e-mail como spam, como: Gratuito, Oferta Especial, Aumento de Vendas, Urgente, Preço mais baixo, Compare Preços, Clique aqui, Economize até, Garantia, Exclusivo. Também é melhor evitar usar essas frases mais de uma vez em seu e-mail também conteúdo também. Você deve evitar letras maiúsculas, muita pontuação e símbolos.

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4. O Conteúdo do Email

Há uma série de pontos-chave a considerar. Todos nós recebemos um monte de e-mails agora e apenas brevemente digitalizar um e-mail antes de decidir se deve ler ou excluir.

• O conteúdo deve ser de interesse para o leitor. Use uma variedade de fontes, como informações de clientes de representantes de vendas, pesquisa e análise da web para desenvolver conteúdo. Os tópicos do boletim de notícias do email incluem soluções aos problemas, como guias, artigos, novidades, notícia e opinião/análise, previsões futuras, estudos de caso com fatos duros e Números que fornecem informações práticas.

• O conteúdo de texto deve estar visível no painel de visualização do aplicativo de e-mail e as manchetes de conteúdo e o nome da empresa precisa estar no topo da mensagem. Os títulos que são links são mais propensos a obter cliques. Pesquisas mostram que as pessoas se concentram nas duas primeiras palavras das manchetes. Um formato de duas colunas para seu e-mail pode ajudar a exibir mais manchetes de texto na parte superior do e-mail.

• A maioria das caixas de entrada bloqueia automaticamente as imagens em e-mails e o leitor vê inicialmente cruzes vermelhas ou uma série de caixas com o texto “Clique com o botão direito do mouse aqui para fazer o download de fotos …”. Ao usar texto na parte superior de seu e-mail, O destinatário pode rapidamente ver o que é o e-mail e as manchetes antes de ter que clicar com o botão direito.Evite ter imagens como títulos – certifique-se que estão em formato de texto – e evitar ter imagens de fundo para todo o e-mail porque isso não vai ser exibido corretamente em muitas plataformas de e-mail Forneça um link para uma versão da web do seu e-mail para aqueles que simplesmente não podem ver seu e-mail corretamente.

• Utilize textos curtos e pontos marcados para ajudar o leitor. Use o tom certo para o seu público e use linguagem amigável para construir o relacionamento. Personalize o conteúdo e evite palavras de spam tanto quanto possível. Personalize usando seu nome, eventos recentes, contatos mútuos, informações sobre o histórico de compras, etc. Tenha algum elemento de urgência ou ação, como um prazo para ofertas, quantidades limitadas ou que seu desempenho poderia melhorar hoje com essas dicas.

• Seja claro e conciso sobre o que você quer que o leitor faça (a chamada à ação), por exemplo, telefone, clique no site, responda por e-mail. Em alguns casos, pode ser uma boa idéia para repetir sua chamada principal para ação dentro do e-mail.

• É melhor manter os e-mails relativamente curtos e usar links para páginas de destino para baixar um artigo, se inscrever/registrar, solicitar uma cotação, assistir a um clipe de vídeo, ver fotos ou preencher um questionário. (As páginas de destino podem ser páginas existentes no site ou uma página recém-criada que fica separada do seu site). Reforce a sua mensagem-chave e a ação que você deseja que a pessoa faça na página de destino e ofereça um número de telefone, por exemplo, se eles não quiserem usar o formulário. Você deve indicar quanto tempo levará a pesquisa (um par de minutos é o melhor). Pode ser necessário oferecer incentivos para preencher uma pesquisa.

• Você poderia ter um link para conteúdo alternativo apenas no caso de o que está em seu e-mail não é diretamente de interesse para o destinatário (particularmente importante quando você está aprendendo sobre a segmentação de sua lista).

• A regra geral é que os e-mails não devem exceder 60k no tamanho do arquivo.

• Tenha um botão de cancelamento de assinatura – este é um requisito legal. Evite usar a frase “clique aqui para cancelar a inscrição”, use uma frase alternativa para evitar ser classificado como spam. Sugira que o leitor adicione seu endereço de e-mail à lista de endereços / lista de remetentes seguros.

• Referências diretas de amigos e colegas é o melhor marketing, por isso, coloque uma opção ‘encaminhar para um amigo’ em seu e-mail.

• É agora também uma exigência legal para que os e-mails incluam o número de registro da empresa, país de registro e endereço da sede.

 Email Marketing  para Pequenas e Médias Empresas

5. Teste

Teste seus e-mails das seguintes maneiras para melhorar o sucesso:

• Linhas de assunto – teste o envio de e-mails em pequenos lotes com diferentes linhas de assunto para ver como as taxas de abertura podem diferir.

• Conteúdo – teste que todos os links (para seu site, para cancelar a inscrição etc.) estão funcionando antes de enviar o e-mail, bem como a personalização e as datas e fazer uma verificação ortográfica. Verifique sempre se você está enviando o e-mail para a lista de banco de dados correto.

• Design – envie um e-mail de teste para várias contas de e-mail para ver como eles parecem, por exemplo,Gmail,  Hotmail, Outlook, Blackberry. A maioria dos e-mails usa o formato HTML. Infelizmente BlackBerry e alguns dispositivos móveis não irá exibir seus e-mails HTML corretamente. Talvez seja necessário investigar a criação de versões somente de texto de seus e-mails para seus usuários BlackBerry/móveis dedicados. Você também precisará considerar o que eles vão ver quando eles são direcionados para páginas de destino.

6. Entrega

Taxas de entrega de 90% são boas. No entanto, mesmo que os destinatários do seu e-mail tenham optado e o endereço de e-mail esteja correto, seu e-mail não é garantido para ser entregue. Isso pode acontecer porque a rede está ocupada, o servidor de destino classifica o e-mail como spam, o provedor de serviços de Internet listou o preto ou uma caixa de correio está cheia. Pesquisas mostram que 15-20% dos e-mails são normalmente rejeitados ou é bloqueado como spam. Você pode melhorar a taxa de entrega:

• mantendo seus dados limpos e atualizados, excluindo unsubscribes de suas listas e excluindo endereços não entregues

• ter duplo opt ins (ou seja, um destinatário coloca seu endereço de e-mail em duas vezes)

• evitando frases de spam (a maioria dos aplicativos de e-mail tem um sistema de pontuação de spam dentro deles para que você possa testar se você tem riscos de spam antes de enviar)

• evitar reclamações de spam enviando apenas para pessoas que se inscreveram para receber e-mails.

• acompanhar as queixas – investigar e resolver os problemas que as estão causando.

• ser consistente com o endereço de e-mail de remetente que você usa – sua marca/nome da empresa deve ser clara

• evitar a alteração do seu endereço IP, uma vez que os novos endereços sem histórico têm limiares mais rigorosos.

Dê uma olhada nos e-mails que foram direto para a pasta de lixo eletrônico em seu aplicativo de e-mail – o que estava errado com esses e-mails?

Email Marketing for Small and Medium Businesses

7. Medida

Email marketing é a tática de marketing mais mensurável. A medição é tipicamente dividida nas seguintes categorias:

• Enviar: número enviado, número entregue, número devolvido.

• Desempenho: taxas abertas e clicadas, número de cancelamentos e adiantamentos. (Você também pode verificar sua análise da web para ver se os e-mails geraram mais visitas ao seu site e para ver o que mais os visitantes olharam para ajudar a entender seus interesses).

• Conversão: ação tomada e vendas.

Registre os resultados e continue testando e analisando cada campanha de e-mail. Uma venda direta não é muitas vezes esperado no mercado, que muitas vezes exigem um acompanhamento por telefone ou face a face.

O Relatório Nacional de Equilíbrio de Email da Associação de Marketing Direta afirma que as taxas médias de abertura em 2008/9 foram 19% para e-mails de retenção e 14% para e-mails de aquisição. As taxas médias de clique variam de 6% – 8,8%.

Existem algumas grandes histórias de sucesso com técnicas de marketing por e-mail aumentando a conversão de clientes de cotações on-line por mais de 70%.

No entanto, é uma boa ideia tentar encontrar métricas para o seu próprio setor e estabelecer seus próprios pontos de referência internos para  o e-mail marketing e cuidadosamente gravar e analisar os resultados. Ao ajustar a sua base de dados e linhas de assunto as taxas de abertura vai aumentar. Medidas alternativas podem ser o número de consultas geradas, a quantidade de artigos baixados ou o número de demos solicitados, por exemplo.

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