Dicas para você criar seu primeiro curso online

Rate this post

A internet oferece várias oportunidades para quem quer ter o próprio negócio e uma delas é a criação de cursos online. Se você tem uma habilidade especial e vontade de compartilhar esse conhecimento com o mundo, pode dar aulas na internet e ainda ganhar uma boa renda.

Para quem quer começar, existem muitas dúvidas de como disponibilizar esses cursos. O primeiro passo é verificar se o seu computador ou notebook é o adequado para o tipo de curso que você quer produzir.

Se os vídeos produzidos serão mais simples de início, um aparelho de configurações básicas é o suficiente. Mas, se o objetivo é produzir vídeos de alta qualidade, seu computador precisa ter uma configuração que suporte arquivos em HD (que são mais pesados e demoram para processar).

É importante lembrar que estamos falando de um curso online, que precisa de muita qualidade para atrair os alunos. Definida essa questão, passamos para os gerenciadores de cursos.

Sistemas gratuitos para gerenciar os cursos

 

Leia mais.

Dicas de leitura da Impérionanet.

Um Chefe, Um Líder. Você é o qual deles.

Quer abrir uma franquia? Conheça um pouco mais sobre ela.

 

Existem alguns sistemas gratuitos que podem te auxiliar nesse momento, como o Moodle, Udemy, Joomla e WordPress. Essas são plataformas mais simples, que não exigem grandes conhecimentos de programação. Após definir a hospedagem, é a hora de começar a pensar nos equipamentos de som e vídeo.

Microfone

Antes de escolher o microfone, é importante escolher um bom lugar para a gravação. Não adianta ter um bom equipamento se o local escolhido for inadequado. Em ambientes muito grandes e espaçosos, sua voz pode reverberar, ou seja, ela vai bater em vários lugares e voltar, criando um eco.

Procure um local menor e que tenha muitos móveis, de preferência de madeira, pois eles podem amortecer o som. Se possível, utilize dois microfones no momento da gravação (um da câmera e outro externo, por exemplo).

Se um microfone falhar durante o vídeo, você não corre o risco de perder todo o material gravado. Os mais utilizados são o Logitech Clearchat H390, o AúdioTechnica At2020 USB e o Zoom H1. Se você preferir, também pode utilizar um smartphone como segunda opção. Na hora de editar o áudio, alguns programas podem ter ajudar, como o Audacity.

Resultado de imagem para cursos online

Câmeras

 

Se você deseja usar uma webcam, evite aquelas que já vêm acopladas no notebook. Invista em um modelo externo, que traz mais qualidade para o vídeo. Outra opção é utilizar câmeras fotográficas profissionais ou semiprofissionais, que podem ser encontradas no mercado por valores razoáveis. Se o seu smartphone possui uma imagem muito boa, também pode ser utilizado nesse momento. Para editar, existem algumas opções de programas como o Sony Movie Studio, Camtasia Studio, Adobe Premiere e Sony Vegas.

Para hospedar o curso, as opções mais utilizadas são o GoDaddy e LiquidWeb. Em seguida, é hora de divulgar seu material através de anúncios e redes sociais. Algumas opções interessantes são criar um blog de dicas ou investir em programas de afiliados.

Depois de todas essas dicas é só colocar a mão na massa e começar a ganhar a sua renda extra o quanto antes. Invista em bons equipamentos e conquiste muitos alunos.

Sobre o autor

Joacir
Empreendedor por paixão. Curioso por natureza. Dedicação, vontade de aprender e inovar me trouxeram até aqui.

Faça o primeiro comentário a "Dicas para você criar seu primeiro curso online"

Deixar uma resposta