Cresça com as criticas

Rate this post

“Conhecereis a verdade, e a verdade vos enlouquecera.”  Aldo Hulex




Criticas, ela é como um termômetro na nossa caminhada, e na maioria das vezes dita nosso ritmo.

A nossa primeira reação em relação a elas não são nada boa, as vezes ficamos magoados ou mesmo irritado. Porem, na maioria das vezes é merecida.

Todo mundo recebe criticas, muitos de forma direta, outros de forma mais indireta, mais é uma coisa que faz parte de nossa vida, e se alguém não recebe criticas , ou é porque não é importante pra ninguém, ou porque não esta trabalhando para chegar no topo. Pois se você faz algo, você é notado, e é avaliado seja positivo ou negativo.

Existem muitos tipos de criticas, porém costumamos classificá-los em criticas construtivas ou destrutivas.

 

as criticas obriga-nos a subir.

as criticas obriga-nos a subir.

As construtivas são aquelas onde nos é apontado o erro, contem argumentos que se sustentam, alem disso aponta mudanças.

Já as destrutivas, tem o único intuito de denegrir a imagem do criticado, não tem nenhum argumento, geralmente são feitos por pessoas que querem um tratamento privilegiado para eles ou um determinado grupo. E tem muitas pessoas que sabem como fazer os outros se sentirem pra baixo com poucos motivos?

Enfim, seja de que forma é feita, ou por quem é feita, criticas podem ser uma experiência bastante desencorajadora. Mas se voce quer ser uma pessoa de sucesso, vai ter que aprender a lidar com elas.

VEJA TAMBÉM:

Dicas de leitura da Impérionanet.

Empreendedor versus empregado. O futuro de cada escolha.

CONFIRA 8 HÁBITOS DE PERDEDORES QUE VOCÊ NÃO DEVE SEGUIR

Como se comportar ao receber uma critica

Antes de tomar uma decisão precipitada, analise a situação fazendo algumas perguntas a você mesmo.

Quem me criticou?

Como ela foi feita?

Qual o motivo dessa critica?

Ao responder essas perguntas, é preciso que voce tome as atitudes corretas. Até porque uma má atitude pode gerar mais criticas.

Não fique na defensiva.

Procure por traços de verdades

Efetue as mudanças necessárias.

 

Agora.

 

Se você quer receber menos criticas, saiba que tem como. Mesmo sabendo que não da pra agradar gregos e troianos.

Podemos tomar algumas atitudes que podem melhorar nossa imagem e assim, evitar criticas destrutivas. Mais para isso é preciso tomar algumas medidas. Medidas simples por sinal. Veja algumas:

Assuma mais responsabilidade.

Se receber uma critica construtiva, analise e mude rapidamente onde for necessário. Admitir seus erros e corrigi-los faz parte de um grande líder.

Seja você mesmo

A coisa mais fácil deste mundo é ser você mesmo, apesar que a grande maioria das pessoas deixam de ser eles mesmos pra ser alguém que as pessoas querem. sendo você mesmo, automaticamente você ganha mais confiança, melhora o auto estima e começa a fazer tudo melhor.

Peça opinião

Não tem ninguém melhor pra fazer uma avaliação independente sobre você do que seus clientes, pessoas que te seguem ou que usam de alguma forma seus produtos ou serviços.

São essas pessoas que podem te ajudar a fazer mudanças positivas e evitar que receba criticas. Não tenha medo ou vergonha ao fazer isso. Isso vai mostrar que você é humilde e que as pessoas são muito importantes na sua vida.

Sobre o autor

Joacir
Empreendedor por paixão. Curioso por natureza. Dedicação, vontade de aprender e inovar me trouxeram até aqui.

Faça o primeiro comentário a "Cresça com as criticas"

Deixar uma resposta