O Brasil e a crise. entenda.

Crise no Brasil?

O Brasil como muitos diziam, era o país do futuro. e tinha mesmo um grande potencial de crescimento e desenvolvimento interno, isso devido a uma variedade de noticias positivas que circulavam desde 2006, até em 2012. Entre essas noticias tinha algumas bem impactantes como a descoberta do pré-sal, os recordes nas exportações de comodites, e até as crescentes altas nas vendas de automóveis.

Baixe este artigo em PDF

button (6)

Mais por trás dessas boas noticias também surgiram os primeiros sinais dos escândalos de corrupção como o MENSALÃO e recentemente a OPERAÇÃO LAVA JATO.

crise no brasil 4

E A CRISE?

Bem, a crise no Brasil começou desde quando surgiu o MENSALÃO. Na época, ela era apenas uma pequena crise política e, não ameaçava nem de longe a economia do país.

Quando desencadeou a OPERAÇÃO LAVA JATO  a crise política aumentou muito e junto com a operação veio a tona um dos maiores casos de corrupção epidêmica no mundo, que usava como alimentadora a maior empresa nacional de exploração de petróleo, que tinha um grande valor de mercado e que era considerado a galinha dos ovos de ouro do brasil. Com a descoberta do chamado Petrolão o brasil acabou afundando de vez na crise política com a descoberta de centenas de políticos envolvidos diretamente com o esquema.

 

 

MAIS PROBLEMAS PARA O BRASIL.

Desta vez, vindo de fora pra dentro, mais dois grandes fatores contribuíram para o agravamento da crise no Brasil. São elas.

A crescente queda no preço do petróleo que fez a Petrobras mergulhasse ainda mais em dividas e prejuízos, nota-se que a Petrobras, maior empresa brasileira era  responsável por investir aqui.

O desaceleramento da economia chinesa, que era o maior consumidor de comodites do país.

Incompetência.

Para completar o governo continua aumentando os gastos públicos, e continua exagerando em viagens, e compras desnecessária, muitas vezes superfaturadas. Acabou estorando os limites de gastos públicos, não pagou dividas publicas, teve até pedaladas fiscais, e atualmente a divida publica já esta em 62% do PIB, podendo ultrapassar os 80% em pouco tempo. Em 2002 essa divida era de 56%

crise no brasil 1

 

Diante disso.

A reação dos mercados foi inevitável, e o Brasil passou também a atrair cada vez menos investimentos.

Para tentar sair da crise, governo aumenta os impostos, os juros e corta os investimentos.

Bem, o resultado disso tudo não poderia ser diferente.

E em pouco tempo o Brasil tinha.

Menos investimentos.

Menos credito disponível.

Juros mais altos.

Ou seja,

Mais desemprego.

Mais inflação.

Menos confiança.

crise no brasil 3

POSSÍVEL SAÍDA.

Não há como negar que o principal motivo da crise foi os grandes casos de corrupção, que praticamente quebrou uma das maiores e mais respeitada empresa do mundo.

Por isso o primeiro passo para acabar com a crise é resolver a crise política.

 E como é possível resolver isso.

Temos um caminho a seguir, e pode ser resolvido em três etapas.

ideias

Política

O governo esta muito manchado de corrupção, escândalos, falta de competência e por isso, o primeiro passo a se fazer é tirar a administração atual e colocar gestores mais qualificados que passem confiança e que tenha pulso firme.

Empreendedorismo

Segundo uma pesquisa da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) realizada no ano de 2015. De cada 10 pessoas adultas, 4 já possuem o próprio negócio. E investir em empreendedorismo é a saída mais rápida para retomar o crescimento do país.

 

Educação

O Brasil não tem uma taxa alta de analfabetos, o que nós temos é uma taxa de analfabetos funcionais, que são aquelas pessoas que não tem capacidade de interpretar o que Lê.

Não entendem palavras mais complexas, e, não tem nenhuma consciência dos problemas que o Brasil passa e nem mesmo tem vontade de procurar informações.

Para resolver isso, nada como expor as informações e a realidade constantemente, fazendo os pagar o preço da sua ignorância.

.

.

Momentos de definições, a oportunidade de um líder »

Cresça com as criticas »

A importância de focar numa área especifica

Empreendedorismo digital: por onde começar?

webmasters, é preciso provar que da certo

.

.

 

 

Sobre o autor

Joacir
Empreendedor por paixão. Curioso por natureza. Dedicação, vontade de aprender e inovar me trouxeram até aqui.

Faça o primeiro comentário a "O Brasil e a crise. entenda."

Deixar uma resposta