Comunicação, conquiste sua platéia com dicas profissionais

As relações humanas são baseadas nas diversas formas de comunicação. E ela não deve se limitar a se expressar e ouvir de maneira apropriada, até porque a comunicação em geral envolve a troca de entendimentos, e esse processo inclui emoções, gestos, situações, ideias e qualquer outra mensagem utilizada no momento, podendo ser verbal, escrita ou oral.

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De fato, só existe comunicação, quando as pessoas envolvidas conseguem compreender plenamente a mensagem transmitida. Ela não é apenas o que você fala, mas, principalmente o que o outro entende.

 

Todo bom comunicador apresenta, no exercício do “falar em público”, pequenos macetes, “segredinhos” descobertos ao longo de sua carreira e que são utilizados para tornar a comunicação mais eficaz. E isso ele só vai conseguir depois de muito aprender, muito praticar e mais do que praticar já que fazemos isso o tempo todo é querer ser bom e não ter medo de errar e nem do que as pessoas podem achar. Sempre tendo segurança, serenidade, honestidade e muita calma.

 

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Muitas pessoas dominam bem o assunto, mas não conseguem transmitir a mensagem ao público porque desconhecem algumas regras da oratória, como gestos e postura corretas, voz e respiração adequadas, semblante tranquilo e sorridente, etc.

O bom comunicador tem que ter presença de espírito e jogo de cintura para encarar situações difíceis ou hostis que possam ocorrer, como por exemplo: falta de energia elétrica, um recurso didático que não funcione ou uma pergunta constrangedora que apareça.

O orador precisa ter, ainda, raciocínio rápido, inteligência ampla e boa observação sobre tudo que está acontecendo durante sua apresentação.

Outra qualidade imprescindível do palestrante é ser simpático com a plateia. Essa simpatia não significa atender aos padrões de beleza ou estar muito bem vestido, afinal existem tantas pessoas lindas e bem vestidas que são antipáticas, não é verdade? Quando recomendamos simpatia, estamos falando da primeira boa impressão que devemos passar ao público.

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O semblante alegre, natural, de quem está de bem com a vida, a calma e a tranquilidade no sorriso com os olhos, a postura de campeão, de vencedor e aquele olhar natural nos primeiros segundos da fala ajudam a estabelecer empatia com os ouvintes.

Este olhar sobre todos do auditório é o mesmo que usamos quando olhamos para alguém que prezamos muito, a quem dirigimos um olhar sereno e cativante.

Como você pode ver, não existem segredos absurdos para se tornar um grande comunicador além da simplicidade, naturalidade, saber o que vai falar e, sobretudo, falar com o coração, aquilo que o público deseja escutar.

 

 

Não podemos nos esquecer de sempre que fomos conversar com alguém, que procure olhar nos olhos dela.

 

Olhar nos olhos das pessoas enquanto conversa é uma tarefa um tanto quanto difícil para muitos. Porém, se você conseguir fazer isso terá um grande ponto ao seu favor. Quando você olha nos olhos de alguém, demonstra o quanto aquilo que você está dizendo é importante e evita que ela se distraia com outras coisas. Isso vale muito para os dias de hoje principalmente porque sempre estamos disputando a atenção das pessoas com aparelhos de celular.

Os olhos conversam tanto quanto as línguas que utilizamos, com a vantagem de que o dialeto ocular é entendido no mundo todo. Segundo especialistas o impacto de uma mensagem é mais ou menos nesta proporção:

7% do que a pessoa diz

38% de como a pessoa diz

55% as expressões e gesticulações utilizadas

 

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Comunicação escrita

 

Com a comunicação digitalizada e corretores ortográficos que ajudam, você poderia perguntar. Porque devo me importar com a comunicação escrita?

A comunicação escrita não tem a ver com caligrafia, mesmo você sabendo que vai precisar dela.

Ela tem a ver com escrever as palavras certas, sempre utilizando frases objetivas e sincronizadas para que quem o ler saiba exatamente o objetivo do texto.

Uma dica que vale tanto para a escrita quanto para a fala é usar palavras de acordo com o que a pessoa esta acostumada a entender, você pode usar palavras complexas para um profissional bem instruído, mais uma pessoa menos instruída pode não entende-la. Por isso, seja na hora de falar ou escrever é preciso não parecer um robô falando ou escrevendo como em resposta padrão para todo mundo. Utilize uma linguagem adequada a cada perfil de pessoa do modo que fique claro, com bom português.

Sobre o autor

Joacir
Empreendedor por paixão. Curioso por natureza. Dedicação, vontade de aprender e inovar me trouxeram até aqui.

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