O que a Ansiedade tem a ver com sua Vida Financeira?

Rate this post

Já diz o ditado,”o dinheiro compra alegria, mais na não te da felicidade, compra segurança, mais não te da paz” e assim por diante.




De fato é bem isso que acontece em alguns casos. mais especificamente em casos que pessoas sem educação financeira, adquirem uma enorme quantia de dinheiro. o resultado é que mesmo ficando rico eles voltam a empobrecer tempo depois.

Mais porque as pessoas tem dificuldade de controlar o dinheiro?

 

O nome disso é Ansiedade. O dinheiro trás muita ansiedade, e quando alguém tem dificuldade de controlar a ansiedade, também  vai  ter  dificuldade de controlar o dinheiro.

ansiedade no dinheiro

Vejamos primeiro a definição de ansiedade

O termo “ansiedade” tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros.

Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ela é como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

 

A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações.

Não vamos exagerar

A ansiedade da qual estamos falando não esta relacionado a doenças psicológicas(pode ser o caso).

Mais sim aquela ansiedade que gera compulsividade. que faz as pessoas ao pegar um dinheiro ficar tao com fome de prazer ou de sacies que sai por ai tentando digamos matar a sede com refrigerante, nada é o suficiente, age quase inconscientemente que simplesmente sai comprando tudo que ver, sem se der conta se aquilo é necessário ou não.

ansiedade_queimar_dinheiro

É como algumas mulheres, que como dizem, precisa comprar algo no shopping pra relaxar, mais acaba agindo com certa compulsão.

Vale lembrar que a ansiedade provocado pelo dinheiro não são casos especificamente de pessoas mais pobres, mais são exatamente aquelas pessoas que não tem conhecimento básicos de educação financeira.

É por causa disso que mesmo com milhares de formulas, formas de controle de gastos, de aprendizagem financeira etc, que não avançamos muito no nosso controle financeiro.

Tirando a raiz.

O que fazer para controla-la?

existe apenas uma maneira de tratar a ansiedade relacionada ao dinheiro.

ansiedade 1

É buscar a satisfação na onde realmente vale a pena, alegria você encontra na sua família, prazer, você encontra nas coisas simples que você gosta, caminhe, converse, ouve musicas, trabalhe.

Procure passar mais tempo com os amigos, uma conversa distraída espanta qualquer ansiedade, um sorriso espontâneo é maravilhoso.

Pegou dinheiro e bateu vontade de gastar, passe antes na casa de um amigo, um parente e você vai chegar na loja totalmente tranquilo, calmo sem aquela vontade de se satisfazer gastando o que tem e o que não tem.

Sobre o autor

Joacir
Empreendedor por paixão. Curioso por natureza. Dedicação, vontade de aprender e inovar me trouxeram até aqui.

Faça o primeiro comentário a "O que a Ansiedade tem a ver com sua Vida Financeira?"

Deixar uma resposta