5 idéias para mudar a educação nas escola brasileiras

Rate this post

A escola em destaque

Como esta nossa escola?

Estamos em pleno século XXI e ainda aprendemos nos mesmos métodos do século 15, e isso afeta desde a qualidade do ensino, a capacidade de aprendizado até a vontade do aluno em querer estudar, pode ser dolorido ouvir isso, mas acredite, menos de 15% dos alunos que terminam o ensino médio entram na faculdade,  dos que entram na faculdade, mas da metade desiste antes de terminar o curso, e dos que terminam ainda tem uma grande porcentagem daqueles que não conseguem emprego na área que foi formado.

Isso gera desconfiança desde quando o aluno ainda está no ensino fundamental, essa é a razão de muitos não levarem a sério os estudos.

Como podemos melhorar?

 

Vejamos 5 dicas que podem mudar a forma do aluno a encarar a sala de aula de cabeça erguida.

 escola 1

1: separar o trigo do joio.

A primeira coisa a ser feito é separar quem tem interesse dos que não tem.
O desinteresse pela escola, começa quando um faz a cabeça de outro.
Por que muitos entram na faculdade sem saber nada?

A resposta é simples, o inteligente faz o trabalho pesado para os desinteressados, aí muitas vezes o aluno interessado acaba perdendo o interesse na escola, pois, ele vê que não compensa perder tempo estudando para os mala levar todo o crédito.

Veja Também:

7 dicas que você não sabia sobre vender na Internet. (exclusivo)

CONHEÇA 4 CURSOS PARA VOCÊ SE IMPULSIONAR

Franquias – o sucesso continua.

 

2: aposentar o giz de cera.

Isso já não é mas realidade em escolas particulares e públicas de qualidade, mas, na grande maioria das escolas públicas do país o professor ainda passa texto enorme na lousa, para o aluno copiar, isso é um absurdo, como o aluno vai aprender se vai a escola apenas pra copiar texto do quadro negro?




Já passou da hora de todas as escolas abandonar essa velha tática. O quadro negro deve ser usado apenas para rascunhos de explicações.
.

Veja também.

3: conteúdo atualizado.

Não existe melhor fonte de conhecimento do que conteúdo atualizado, se puder integrar a história dos livros com a da realidade. Até porque a escola tem que ser uma fonte de conhecimento e conteúdo e não tem nada mais motivante que estudar a realidade.
 criancas-na-escola-31062

4: aulas práticas em campo

Nada é melhor na escola do que sair pra visitar um museu, um parque, etc. Mas não adianta fazer excursão pra nada, o ideal é sair a campo para fortalecer o conhecimento aprendido na sala de aula, visitar uma fábrica, outras escolas, instituições públicas, e outras do tipo.
Além disso é importante que o professor envolva os pais no âmbito escolar, porque os pais passam muito tempo ocupado e não tem a intimidade tanto escolar quanto em outros assuntos com os filhos, se a escola pedir eles entenderão como uma obrigação e acharão tempo para participar mais.

Veja também.
Educação brasileira, mudar para mudar.




5: Qualificação constante dos profissionais da educação.

O ambiente escolar mudou, antes, seja por falta de informação ou cultural as crianças não tinha muitos gostos, não tinha pensamento diferentes, e seus conhecimentos eram apenas dos livros, jornais e local.
Atualmente com a quase universalização da Internet tudo mudou, agora o aluno está mais atento, mas diversificado culturalmente, socialmente e mais aberto a tudo.
Na contramão disso tudo está os profissionais que não buscou estudar esse novo comportamento, se atualizar, por isso muitos profissionais entram em conflito cultural e conservador com esses alunos, os educadores devem saber que não estão ali para julgar nem mostrar caminho a ninguém, o papel desses profissionais é mostrar os prós e contras de cada escolha.

 

 


escola 2

Sobre o autor

Joacir
Empreendedor por paixão. Curioso por natureza. Dedicação, vontade de aprender e inovar me trouxeram até aqui.

Faça o primeiro comentário a "5 idéias para mudar a educação nas escola brasileiras"

Deixar uma resposta